PAULO SANTOS
Deputado Federal, 50 anos, nascido na região de Vila dos Confins que é sua base eleitoral. Vive no Rio de Janeiro (então Capital Federal) e adquiriu ali hábitos mais urbanos e idéias renovadas da política. É um tipo simpático, tendente ao galã. Vem para a Vila coordenar as primeiras eleições para Prefeito na Vila. Sua campanha é marcada por um dilema: atender ou não aos apelos sensuais da bela Maria da Penha, filha de Sebastião, justamente o fazendeiro que mais o apoia...
XIXI PIRIÁ
Típico caixeiro viajante. Compra suas mercadorias na cidade grande e percorre o sertão com suas quinquilharias e agrados principalmnente para as mulheres, as melhores freguesas. Tipo simpático, com seus 50 anos, conhecido e conhecedor de todos, sabedor de muitos segredos. Sua paixão silenciosa, a bela Maria da Penha
MARIA DA PENHA
Bela, com seus 20-25 anos, filha do maior apoiador do Deputado Paulo Santos. Foi casada por poucos meses, quando morou com o marido ( de quem se separou) no Rio de Janeiro e, alí, aprendeu a gostar das coisas modernas, os cremes, perfumes, tecidos. Se aproxima de Paulo Santos como uma verdadeira tentação.
CHICO BELO
Fazendeiro, 65 anos, rico, típico coronel, dono de gado, terras e almas. Concorre a Prefeito, com apoio ostensivo do governo mineiro: tropas, dinheiro, ofertas de empregos, compra de votos e até de títulos eleitorais.
FILIPÃO
Jagunço de apoiadores de Chico Belo. Alto, magro, com seus 35 anos,desengonçado para andar, perigoso. É apontado pelo Deputado Paulo Santos como autor de um atentado forjado pelo próprio Deputado.
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Sinopse do filme
Nas primeiras eleições do novo município VILA DOS CONFINS, na metade dos anos 1950, defrontam-se um velho coronel, CHICO BELO, matreiro e violento; e um Deputado com idéias mais urbanas e progressistas: PAULO SANTOS. A disputa entre os dois revela as traições, as manobras, as compras de apoios e de votos, as pressões políticas e até militares. E as dificuldades culturais daquele povo do sertão brasileiro na metade dos anos 50, quando o Brasil ensaia a passagem de um país rural, dominado pelas oligarquias, para um país urbano, progressista, com a eleição de JK. Em meio à campanha, Paulo é atraído pela bela e provocante MARIA DA PENHA, filha de seu maior apoiador, o fazendeiro SEBASTIÃO e que tendo se separado do marido, acabara de voltar também da Capital, saudosa daquela vida urbana. Dividido, Paulo tenta se livrar da tentação que ela representa, temeroso de que uma aventura amorosa destruísse sua campanha e sua carreira.
Assinar:
Postagens (Atom)